BRASIL


Marcos Valério é alvo de operação contra sonegação em atacadistas em Minas Gerais

Ação do MP e da Polícia Civil investiga esquema que teria desviado mais de R$ 215 milhões em ICMS

 

Foto: Reprodução/TV globo

Uma operação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão, nesta quarta-feira (2), contra um grupo de atacadistas e redes de supermercados investigado por sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Entre os alvos está o publicitário Marcos Valério, condenado no caso do Mensalão.

Segundo o MPMG, as empresas envolvidas teriam deixado de recolher mais de R$ 215 milhões em ICMS. A Operação Ambiente 186 foi deflagrada após 18 meses de apurações que apontaram o uso de notas fiscais falsas, empresas de fachada e movimentações financeiras suspeitas para ocultar a circulação real de mercadorias.

O esquema, conforme os investigadores, simulava operações interestaduais para driblar o pagamento de ICMS, inclusive o devido por substituição tributária. A prática teria reduzido artificialmente preços, ampliado lucros ilícitos e distorcido a concorrência. As autoridades agora analisam patrimônio, contabilidade e possíveis evidências de lavagem de dinheiro.

A investigação continua, e não há, até o momento, informações sobre prisões ou sobre o número de pessoas e empresas que serão responsabilizadas.