BRASIL


Maioria dos brasileiros aprova megaoperação no Rio de Janeiro, mostra pesquisa

Estudo do instituto AtlasIntel aponta 55% da população apoia ação nas favelas e percentual sobre para 62% entre cariocas

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

 

A megaoperação realizada na última terça-feira (28) nos Complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, recebeu apoio de 55,2% da população brasileira, segundo pesquisa divulgada nesta sexta (31) pelo instituto AtlasIntel. Outros 42,3% desaprovam a ofensiva, enquanto 2,5% não souberam responder. Na própria capital fluminense, a aprovação cresce para 62,2%, com 34,2% de rejeição.

Batizada de Operação Contenção, a ação mobilizou cerca de 2,5 mil agentes das polícias Civil e Militar para conter a expansão do Comando Vermelho (CV) e cumprir 100 mandados de prisão contra lideranças e integrantes da facção. Entretanto, o saldo da ofensiva, 121 mortos, segundo atualização da Polícia Civil, fez o episódio entrar na lista das operações mais letais da história do Rio.

O estudo também avaliou como os brasileiros enxergaram o nível de violência empregado. Para 52,5%, a força utilizada foi “adequada”; já 45,8% consideram que houve excesso. Entre os cariocas, o apoio é mais robusto: 62,3% avaliam positivamente a conduta das forças de segurança. Para o CEO da AtlasIntel, Andrei Roman, os dados sugerem que parte expressiva da população entende a ação “no contexto do combate ao crime organizado”.

Sobre os mais de 120 mortos, as percepções se dividem. No Rio, 51,7% avaliam que o resultado reflete a estratégia mais eficaz contra o crime, enquanto 37% acreditam em motivação política. No cenário nacional, essa relação se inverte: 42% enxergam interesse político, ante 39,3% que veem efetividade no combate às facções.

Apesar das polêmicas, 55,9% dos brasileiros afirmam ser favoráveis a novas megaoperações, índice que chega a 62% entre os cariocas. O apoio é maior entre homens e pessoas de baixa renda, grupos que, segundo o estudo, relatam maior exposição à violência cotidiana.

Foram ouvidas 1.089 pessoas, por meio de formulário online, entre os dias 29 e 30 de outubro de 2025 . A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. No Rio, a amostra foi de 1.527 respondentes.