BRASIL


Jerônimo é convocado para CPI do Crime Organizado no Senado

Governador da Bahia está entre os 11 gestores chamados pelo relator Alessandro Vieira para explicar índices de criminalidade e ações de segurança nos estados

Foto: Joá Souza

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), indicado para ser relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado nesta terça-feira (4), apresentou o plano de trabalho para a comissão e requerimentos para ouvir ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 11 governadores, entre eles, Jerônimo Rodrigues (PT). Os gestores foram convocados com base nos estados que têm índices de criminalidade mais alarmantes, como é o caso da Bahia.

Além de Jerônimo, a CPMI também convidou os governadores do Amapá, Pernambuco, Ceará, Alagoas, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.

Também foram convocados pela comissão os ministros da Justiça, Ricardo Lewandowski, e da Defesa, José Múcio, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, além do diretor da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Luiz Fernando Corrêa.

A instalação da comissão acontece uma semana após a megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes. Ao todo, os 11 senadores deverão apurar sobre o alcance de organizações criminosas e políticas de combate ao crime por 120 dias.