BRASIL


Ipsos-Ipec: 59% veem país no caminho errado; preocupação com violência recua

Levantamento do instituto Ipsos-Ipec mostra que maioria da população segue avaliando que o Brasil está no caminho errado

Foto: Ascom/PC-BA

 

A maioria dos brasileiros segue vendo o país no caminho errado, segundo pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta quarta-feira, 7. Segundo o levantamento What Worries the World, feito pelo instituto de pesquisas, esse índice variou de 60% em novembro para 59% em dezembro, enquanto os que acreditam que o Brasil está no caminho certo passaram de 40% para 41%. As duas variações se deram dentro da margem de erro, de 3,5 pontos percentuais. A informação é da coluna de Guilherme Amado, do portal PlatôBR.

Crime e Violência seguem sendo as maiores angústias dos brasileiros, mas a preocupação com esses temas perdeu força em dezembro e recuou de 52% em novembro para 45% em dezembro entre os receios dos brasileiros.

Impostos e mudanças climáticas avançaram no ranking das principais aflições da população. A preocupação com impostos avançou de 25% para 27% no último mês e acumulou crescimento de cinco pontos percentuais ao longo de 2025. Preocupações com mudanças climáticas subiram de 12% para 14%.

A pesquisa apontou queda na preocupação com pobreza e desigualdade social, de 38% para 31% no período.

A pesquisa foi realizada entre 21 de novembro e 5 de dezembro de 2025 em 29 países. No Brasil, foram entrevistados cerca de 1.000 adultos, com idades entre 16 e 74 anos, por meio de painel online.