BRASIL


INSS planeja concurso com 8.500 vagas para 2026

Maioria das oportunidades será para técnico de nível médio

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) planeja abrir um novo concurso público com 8.500 vagas em 2026, conforme informações de fontes ligadas ao órgão. A maior parte das oportunidades será destinada ao cargo de técnico do seguro social, que exige nível médio.

Segundo as estimativas, serão 7 mil vagas para técnicos e 1.500 para analistas do seguro social, cargo que exige formação superior. O pedido oficial de autorização já foi encaminhado ao governo federal.

Participação no CNU 2
Além do concurso próprio previsto para 2026, o INSS participará da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2), com 300 vagas confirmadas para analistas. A data da prova ainda não foi definida pelo governo.

Reforço imediato na Previdência
Enquanto se prepara para os próximos certames, o Ministério da Previdência Social já iniciou a convocação de aprovados no concurso para perito médico federal. Foram classificados 768 candidatos, dos quais 250 devem começar a atuar até 15 de agosto, após o período de treinamento. Outros 250 profissionais devem ser chamados em seguida.