BRASIL


Haddad compara reserva de 50% das vagas universitárias para escolas públicas à reforma agrária

Ministro da Fazenda destacou a política de cotas durante evento com Lula e cursinhos populares

Foto: José Cruz/Agência Brasil

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou neste sábado (18) que a reserva de 50% das vagas nas universidades públicas para alunos de escolas públicas equivale a uma “reforma agrária” no ensino superior. A declaração foi feita durante um encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com estudantes da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), em São Bernardo do Campo.

Haddad destacou que, durante os primeiros governos de Lula, o país ampliou significativamente o acesso ao ensino superior. “Se a gente só dobrasse o número de vagas, ainda ia ficar muita gente para fora. Então reservamos 50% para alunos de escola pública. Isso equivale a fazer uma reforma agrária inteira no ensino superior brasileiro. É dividir com justiça”, disse.

O ministro também defendeu as políticas de cotas sociais e raciais e lembrou programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que ampliaram o acesso à educação superior. Segundo ele, é preciso reconhecer conquistas sociais para evitar retrocessos.