BRASIL


Governo publica regras do programa ‘Gás do Povo’ para ampliar acesso ao botijão gratuito

Nova política substitui o Auxílio Gás e atenderá até 15,5 milhões de famílias de baixa renda

Foto: Reprodução/Achei Sudoeste

 

O governo federal publicou nesta sexta-feira (3) o decreto que regulamenta o programa Gás do Povo, que visa ampliar o acesso ao gás de cozinha (GLP) para famílias de baixa renda.

O novo modelo substituirá o Auxílio Gás atual e oferecerá vouchers gratuitos para retirada de botijões em revendas credenciadas, em vez de repasse em dinheiro.

Terão direito ao benefício famílias inscritas no CadÚnico com renda per capita até meio salário mínimo (R$ 759), dando prioridade àquelas que recebem o Bolsa Família. O decreto prevê que unidades familiares com duas ou três pessoas poderão retirar até 4 vouchers por ano (válidos três meses cada), enquanto famílias maiores terão direito a até 6 vouchers (válidos dois meses).

A retirada do benefício será feita em revendas credenciadas pelo programa, sem custo para o beneficiário; será necessário apresentar documento que comprove inscrição no CadÚnico ou cartão social. O cronograma prevê que os primeiros botijões disponibilizados com o novo sistema comecem a ser distribuídos já em novembro.