BRASIL


Governo libera renegociação de dívidas do Fies a partir de novembro

Renegociação vale para contratos firmados a partir de 2018 e pode incluir parcelamento em até 180 vezes

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Estudantes com contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) formalizados a partir de 2018 poderão renegociar as suas dívidas. O Governo Federal informou que os beneficiários podem solicitar a renegociação diretamente com o agente financeiro do contrato, entre novembro de 2025 e dezembro de 2026.

A iniciativa tem como foco os estudantes que se encontram inadimplentes há mais de três meses, contados até 31 de julho de 2025. A medida permite o parcelamento do saldo devedor em até 180 parcelas, com valor mínimo de R$ 200. A nova regra ainda garante desconto de 100% em juros e multas por atrasos.

Em publicação feita em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na última sexta-feira(25), o Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), publicou a resolução nº 64/2025 que esclarece as condições para a renegociação da dívidas.

Só pode ser negociado o saldo devedor do financiamento, não incluindo valores de coparticipação com instituições de ensino, seguros prestamistas ou tarifas bancárias. Subsídios com as instituições deverão ser negociados diretamente com a instituição de ensino.

Caso as novas condições acordadas entrem em inadimplência, o nome dos estudantes serão incluídos nos cadastros restritivos de crédito.