BRASIL


Governo Federal promove maior mutirão de cirurgias da história do SUS neste fim de semana

Ação nacional mobiliza quase 200 hospitais para realizar 61,6 mil procedimentos agendados e reduzir filas da rede pública

Foto: Rafael Nascimento/MS

 

O Governo do Brasil promove, neste fim de semana, o maior mutirão de cirurgias já realizado pelo SUS. Ao todo, 188 hospitais participam da ação, que integra o programa Agora Tem Especialistas. A iniciativa reúne Santas Casas, entidades filantrópicas, unidades federais e hospitais universitários, com previsão de 11,5 mil cirurgias dentro do conjunto de 61,6 mil procedimentos ofertados aos 26 estados e ao Distrito Federal.

O mutirão tem como foco diminuir o tempo de espera por cirurgias e consultas especializadas, contemplando áreas como gastroenterologia, urologia, ortopedia, cardiologia e procedimentos reparadores. Além das cirurgias, serão realizados exames como ultrassonografias, tomografias, ressonâncias, endoscopias e atendimentos especializados. De acordo com o Ministério da Saúde, a ação será pelo menos 30% maior do que as mobilizações realizadas ao longo de 2025.

As atividades ocorrerão ao longo de sábado (13) e domingo (14) para pacientes previamente agendados pelo SUS. As Santas Casas e hospitais filantrópicos devem responder por mais de 9 mil cirurgias, com o envolvimento das unidades localizadas em Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Goiás (GO), Minas Gerais (MG), Mato Grosso do Sul (MS), Pará (PA), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Paraná (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Sergipe (SE), São Paulo (SP) e Tocantins (TO). O objetivo é acelerar o atendimento de casos acumulados na fila de espera em diferentes regiões do país.

Os 45 hospitais universitários da Rede Ebserh participam da terceira edição do Dia E – Ebserh em Ação, oferecendo 2,2 mil cirurgias, 9,2 mil consultas e mais de 40 mil exames. A mobilização reforça ações contínuas do programa Agora Tem Especialistas, que inclui carretas de saúde, ampliação de horários de atendimento e parcerias com hospitais privados para ampliar o acesso da população aos serviços especializados.