BRASIL


Fortuna do baiano Nelson Tanure pode chegar a R$ 15 bilhões em paraísos fiscais

Empresário se tornou alvo da Polícia Federal na semana passada

Foto: Wikimedia Commons/Marco Antonio Lima

 

Alvo da segunda fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, o baiano Nelson Tanure pode ter patrimônio que alcance R$ 15 bilhões em paraísos fiscais na Europa, segundo informações da colunista Andreza Matais, do portal Metrópoles.

Tanure teria alterado seu domicílio fiscal e passou a conduzir seus negócios através da Trustee Holding Financeira. A corretora atua como se representasse um investidor estrangeiro anônimo no Brasil.

O empresário foi alvo de mandados de busca e apreensão no Aeroporto Galeão, do Rio de Janeiro, durante a operação que investiga fraudes no Banco Master, na quarta-feira da semana passada (14). Tanure entregou o celular e os documentos sem oferecer resistência e foi liberado após a abordagem.

Tanure se tornou referência por investir em empresas em crise financeira. No final do ano passado, o empresário foi denunciado pelo Ministério Público Federal de São Paulo por suposto uso de informações privilegiadas para conseguir vantagens financeiras em ações da construtora Gafisa, da qual é acionista. Recentemente, sua defesa disse que ele jamais havia sido acusado de práticas delitivas nas companhias das quais é ou foi acionista.

Os advogados de Tanure pediram que o caso fosse transferido da 5ª Vara Criminal Federal de São Paulo para o Supremo Tribunal Federal por ter aparente relação com o Banco Master.