BRASIL


Bandeira vermelha: Conta de luz ficará mais cara em setembro

Consumidores pagarão taxa extra de R$ 7,87 a cada 100 kWh devido à baixa nos reservatórios de usinas

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária da conta de energia em setembro será Vermelha, no patamar 2. A taxa extra de R$ 7,87 será cobrada a cada 100 kWh consumidos a partir do dia 1º do próximo mês.

Até abril de 2025, a bandeira estava verde, sem custo adicional para os consumidores. Em maio, passou para amarela, grau intermediário, e desde junho vigora a bandeira vermelha, inicialmente no patamar 1. No mês passado, foi elevada para o patamar 2, permanecendo neste nível em setembro.

Segundo a Aneel, a situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas está abaixo da média histórica, o que exige maior acionamento de usinas termelétricas, de geração mais cara. Esse cenário justifica a manutenção da bandeira vermelha nível 2.

Em nota, a agência destacou a importância do uso consciente de energia elétrica. “A economia de energia também contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo”, afirmou.