BRASIL


Conheça Santa Edwiges, a protetora dos endividados

Trajetória é marcada por sua devoção, que continua a inspirar fiéis em busca de ajuda financeira e pessoal

Foto: Reprodução/Instagram do Santuário Santa Edwiges-RJ

 

Nesta quinta-feira (16), fiéis de todo o Brasil homenagearam Santa Edwiges, conhecida como a padroeira dos endividados. As celebrações ocorreram em diversas paróquias, como na Paróquia Santuário Santa Edwiges, localizada no bairro do Sacomã, em São Paulo. O local preparou um dia inteiro de homenagens, incluindo um arraial que se estenderá até os dias 19 e 20 de outubro, entre 17h e 22h.

Maria Wilma Benta, uma das devotas que participou das missas, compartilhou sua experiência ao pedir à santa que pudesse ver sua avó, que não via há 15 anos. Com a ajuda de Santa Edwiges, ela afirma ter conseguido duas passagens para o reencontro. Outro relato emocionante é o de Maria Juraci Oliveira Silva, que, após ser despejada, encontrou abrigo e, depois de conseguir comprar seu imóvel, prometeu dedicar seu tempo ao santuário em gratidão.

Dados da Serasa destacam que o Brasil possui 78,8 milhões de pessoas endividadas, mostrando um aumento de 0,86% em relação a julho. A faixa etária mais afetada é a de 41 a 60 anos, representando 35,3% dos endividados. A história de Santa Edwiges, como mencionada pela Folha de S.Paulo, remonta à Polônia medieval, onde ela usava seu dote para saldar dívidas de camponeses e ajudar famílias em situação de pobreza extrema.

Santa Edwiges, que faleceu aos 69 anos, foi canonizada em 1267, 24 anos após sua morte. Sua vida dedicada à caridade continua a inspirar muitos, e as missas em sua homenagem acontecem em várias paróquias no Brasil, reforçando a importância da fé e da solidariedade em tempos de dificuldades financeiras.