BRASIL


Congresso homenageará viúvas de policiais mortos em megaoperação no Rio

Cerimônia ocorre na quarta (12) em memória dos dois policiais civis e dois militares mortos na ação mais letal da história do estado

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

 

O Congresso Nacional realizará, na próxima quarta-feira (12), uma homenagem às viúvas dos quatro policiais mortos durante a megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro. A ação, realizada em 28 de outubro, mobilizou forças das polícias Civil e Militar e é considerada a mais letal já registrada no estado, com mais de 100 mortos, feridos e presos.

O anúncio foi feito pelo senador Ciro Nogueira (PI), presidente do Podemos, que afirmou que o gesto reconhece o serviço prestado pelas vítimas. “É uma forma de demonstrar o respeito e a gratidão do Congresso Nacional pelo exemplo que encarnaram, para que seus filhos e filhas jamais esqueçam que seus pais foram homens de bem e que só podem despertar orgulho”, disse.

Os policiais mortos foram Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho, 51 anos, comissário da 53ª DP (Mesquita); Rodrigo Velloso Cabral, 34, da 39ª DP (Pavuna); Cleiton Serafim Gonçalves, 42, 3º sargento do Bope; e Heber Carvalho da Fonseca, 39, também 3º sargento do Bope.

A megaoperação ocorreu no dia 28 de outubro nos complexos da Penha e do Alemão, que ficou marcada como a mais violenta da história do Rio de Janeiro. Durante a ação, mais de 100 pessoas foram mortas, pelo menos 12 ficaram feridas e mais de 100 foram presos. Esse episódio gerou muitas discussões sobre como as operações policiais são conduzidas e sobre a estratégia de combate ao crime organizado no estado.