BRASIL


Câmara aprova reajuste salarial para servidores do Judiciário Federal

Projeto prevê aumento de 8% em três parcelas até 2028 e segue para análise do Senado; proposta busca corrigir perdas inflacionárias desde 2019

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

 

Foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira (4) um projeto que reajusta o salário de servidores públicos efetivos do Poder Judiciário, além dos vencimentos básicos dos lotados em cargos comissionados e em funções de confiança. Aprovada por 299 votos a 199,a proposta segue para o Senado.
O texto propõe o aumento em três parcelas sucessivas e cumulativas de 8%. Caso aprovado, os novos vencimentos entrarão em vigor no dia 1º de julho de 2026, com novo aumento em 1º de julho de 2027 e em 1º de julho de 2028.
O aumento de salário dos servidores do Poder Judiciário da União depende de lei de iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com o deputado Rafael Prudente (MDB-DF), relator do projeto, o texto ajusta parte da perda do poder aquisitivo que o Poder Judiciário da União tem enfrentado desde 2019.
“O projeto, portanto, corrige parcialmente a defasagem inflacionária que vem corroendo o poder aquisitivo dos servidores do Judiciário da União, cujas remunerações, ainda que estáveis em termos nominais, perderam substancialmente em termos reais”, afirmou o parlamentar.