BRASIL


Brasil tem 59 notificações de intoxicação por metanol, afirma ministério da Saúde

Até o momento, uma morte foi confirmada em decorrência da substância; outros sete óbitos estão sob análise

Foto: Reprodução/TV Globo/Fantástico

 

O Ministério da Saúde informou que o Brasil já contabiliza 59 casos suspeitos de intoxicação por metanol. Do total, 11 já tem a detecção laboratorial da presença do metanol por um Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs). Há ainda um 12º caso, do rapper Hungria, em que a presença do metanol foi detectada em exame feito no hospital onde o paciente está internado, em Brasília.

“Tem um 12º, que é um caso aqui de Brasília. Nossa equipe está acompanhando desde o início da internação este caso, nós já temos a informação que foi detectada a presença do metanol no exame feito no hospital onde esse paciente está internado. Então, a gente já pode colocar que são 12 confirmados”, afirmou o ministro da pasta, Alexandre Padilha.

Até o momento, uma morte foi confirmada em decorrência da substância. Outros sete óbitos estão sob análise, sendo cinco em São Paulo e dois em Pernambuco. Quatro suspeitas foram descartadas.

LEIA TAMBÉM: Não há registro de casos de intoxicação por metanol na Bahia, diz secretaria

A pasta destacou que, apenas nos últimos dois meses, o número de notificações já superou a média anual de 20 casos no país. O ministro  alertou que os registros devem aumentar e reforçou a necessidade de cautela por parte da população.

Em resposta, o governo de São Paulo criou um gabinete de crise, enquanto o Ministério da Saúde instalou uma Sala de Situação para monitorar notificações e articular medidas com ministérios, conselhos de saúde, Anvisa e secretarias estaduais. A Polícia Federal também abriu inquérito para identificar a origem e a rede de distribuição das bebidas adulteradas, investigando possível atuação do crime organizado.

Esta matéria foi atualizada às 18h11, desta quinta-feira (2)