BRASIL


Brasil registra queda de mais de 5% nos homicídios, aponta Fórum de Segurança

Apesar da redução nos homicídios, país bate recorde de estupros e enfrenta desafios na proteção de vítimas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

De acordo com dados divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados na última quinta-feira(24), o Brasil registrou uma queda de mais de 5% nos homicídios em 2024.

O presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, em entrevista à CNN, informou que o mesmo estudo revelou um cenário alarmante em relação a crimes sexuais no país.

O levantamento apurou que mais de 87 mil pessoas foram vítimas de estupro em 2024, uma média de uma a cada seis minutos. Este número representa o maior registro desde 2011.

O estudo mostra que a maioria das vítimas são meninas e meninas de até 13 anos de idade, classificados como vulneráveis. Problemas na integração dos serviços de atendimento também são apontados pela pesquisa como problemas.

Apenas 10% dos casos de estupro são de fato registrados pelas polícias, segundo estimativas de especialistas, um padrão observado em diversos países. A ausência de políticas que incentivem a denúncia e a falta de serviços integrados de acolhimento às vítimas ajudam a manter esse cenário de subnotificação.