BRASIL


Brasil está pior do que Colômbia e similar à Nigéria, diz ex-Bope que idealizou Tropa de Elite

Rodrigo Pimentel inspirou a criação do personagem Capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura

Foto: Reprodução

 

O ex-capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) que idealizou o filme Tropa de Elite, Rodrigo Pimentel, disse que a situação do Brasil é pior do que a da Colômbia e similar às situações de Burkina Fasso e Nigéria.

“Não há em Bogotá ou Medelín áreas urbanas dominadas como as do Rio. Esqueça a Colômbia. Lá temos áreas rurais ocupadas por resquícios das Farc [Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia]. Urbanas, não”, disse Rodrigo Pimentel em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo publicada nesta quarta-feira (29).

“O que temos hoje é uma situação de Conflito Armado Não Internacional (Cani), que contrapõe em uma guerra prolongada forças governamentais e forças irregulares em torno de questões como domínio territorial. Vimos isso na Síria, vemos em Burkina Fasso e na Nigéria”, continuou o ex-capitão do Bope.

Para Pimentel, a situação do Brasil é única no continente. “O que você vê no Rio, em Salvador ou em Fortaleza não existe na América do Sul”, afirmou Pimentel, que inspirou a criação de Capitão Nascimento, personagem interpretado por Wagner Moura em Tropa de Elite. O filme foi lançado em 2007 e narra a saga do protagonista Nascimento no combate ao tráfico de drogas no Rio de Janeiro.