BRASIL


Baianos estão entre mortos e presos em megaoperação policial no Rio de Janeiro

Ações aconteceram nos complexos do Alemão e da Penha e deixou mais de 64 pessoas mortas, entre elas quatro policiais

Foto: Reprodução/X

 

Pelo menos seis baianos estão entre os alvos da megaoperação policial deflagrada nesta terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, contra o Comando Vermelho (CV). Segundo informações apuradas pela CNN, dois morreram e quatro foram presos durante a ação, que mobilizou cerca de 2.500 agentes e resultou em dezenas de confrontos. Até o momento, foram confirmadas 64 mortes e 81 prisões.

Um dos baianos identificados é Júlio Souza Silva, natural de Salvador, apontado pelas forças de segurança como integrante da facção criminosa. No local onde ele foi encontrado, a polícia apreendeu um fuzil calibre 5.56 com a bandeira da Bahia estampada e nove motocicletas.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Júlio tinha histórico de atuação no Comando Vermelho na região do Nordeste de Amaralina, na capital baiana. Ele já havia sido preso no Complexo Penitenciário da Mata Escura por tráfico de drogas e estava em regime semiaberto, com suspeita de ter retomado as atividades criminosas após deixar o sistema prisional.

A SSP-BA informou ainda que a circulação de criminosos entre os estados é um dos principais desafios no enfrentamento ao crime organizado.

Até o momento, os nomes dos demais baianos mortos ou presos não foram divulgados. Em nota, a secretaria ressaltou que as forças de segurança da Bahia e do Rio seguem atuando de forma integrada, reforçando o compromisso conjunto no combate às facções criminosas.