BRASIL


Aposentados do INSS têm até novembro para aderir ao acordo de ressarcimento nos Correios

Iniciativa já atendeu mais de 2,5 milhões de beneficiários e busca garantir devolução de valores descontados indevidamente

Foto: Divulgação/Ministério da Previdência Social

 

Aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios têm até novembro para aderir ao acordo de ressarcimento. O atendimento é feito presencialmente em mais de 5 mil agências dos Correios em todo o país, com reforço na estrutura e priorização do público idoso.

Os primeiros pagamentos começaram a ser liberados nesta quinta-feira (24). O serviço inclui consulta aos descontos realizados, contestação de cobranças não autorizadas e adesão ao acordo para reembolso. A partir da solicitação, o segurado pode acompanhar a resposta da entidade responsável e validar ou contestar a devolutiva após 15 dias úteis.

Apenas na última segunda-feira (21), mais de 150 mil atendimentos foram registrados — número acima da média desde o início da operação, em maio. Para lidar com o aumento na demanda, os Correios criaram guichês exclusivos e adotaram senhas específicas para agilizar o atendimento aos beneficiários.

Durante visita a uma agência em Taguatinga (DF), o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou a parceria com os Correios como essencial para garantir o alcance da ação em todo o território nacional. “Foi uma parceria acertada. Os Correios têm capilaridade e estrutura para acolher quem mais precisa”, afirmou.

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, também elogiou o empenho das equipes. “Estamos priorizando a atenção aos idosos e garantindo que esse direito chegue a quem mais precisa”, disse.

Para ser atendido, basta apresentar documento oficial com foto. Caso o beneficiário não possa comparecer, é possível nomear um representante legal ou procurador com documentação válida.

A iniciativa surgiu para atender, principalmente, quem tem dificuldade com canais digitais. O serviço segue disponível apenas nas agências dos Correios, no aplicativo Meu INSS ou pela Central 135. O governo federal reforça que nenhum atendimento é realizado em casa por servidores do INSS ou funcionários da estatal.