BRASIL


Apesar de viés de melhora, maioria crê que o Brasil está no rumo errado, diz pesquisa

Crime e a violência continuam sendo as principais preocupações dos brasileiros

Foto: Ricardo Stuckert / PR

 

Apesar de uma leve melhora na percepção dos brasileiros, a maioria ainda acredita que o país segue na direção errada. É o que mostra o relatório de outubro da pesquisa “What Worries the World”, do instituto Ipsos. Segundo o levantamento, 59% dos entrevistados consideram que o Brasil está no caminho equivocado — um ponto percentual acima do registrado em setembro (58%).

Mesmo com o pessimismo em alta, o índice está sete pontos abaixo do pico do ano, quando 66% dos brasileiros avaliavam negativamente o rumo do país, em fevereiro.

No cenário global, a média é de 63% de pessoas que acreditam que seus países estão na direção errada. Singapura apresenta o menor índice de pessimismo (19%), enquanto a França lidera o ranking, com 92% dos entrevistados insatisfeitos.

No Brasil, o crime e a violência continuam sendo as principais preocupações da população, mantendo a liderança do ranking há quase dois anos. Em outubro, o tema foi citado por 40% dos entrevistados, uma queda de três pontos percentuais em relação ao mês anterior.

Na sequência aparecem a corrupção política e financeira (39%), saúde (33%), desigualdade social (33%) e impostos (29%).

A pesquisa foi realizada on-line com 25.589 pessoas em 30 países, entre 18 de setembro e 3 de outubro. No Brasil, cerca de mil entrevistados, de 16 a 74 anos, participaram do estudo. O Ipsos ressalta que a amostra brasileira representa uma parcela mais conectada e urbanizada da população, com maior poder aquisitivo e nível educacional acima da média nacional.

(Com informações do jornal O Globo)