BRASIL


Advogado alvo da PF no caso do INSS é conhecido por ostentar luxo na web e atuar na herança de Gugu

Mandados de busca e apreensão da Operação Sem Desconto miram transações suspeitas de R$ 4,3 bilhões; advogado exibe carros de luxo, festas e viagens em redes sociais

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O advogado Nelson Wilians, um dos alvos durante Operação Sem Desconto, que apura um esquema bilionário de descontos indevidos em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é conhecido por ostentar a sua vida nas redes sociais para os mais de um milhão de usuários que o seguem.

Registros em seu luxuoso escritório, viagens com a família e publicações com carros caros, como um Bentley com bancos de couro e uma Ferrari personalizada, são recorrentes no perfil do advogado.

Durante seu aniversário de 52 anos, comemorado em 2023, Fernando Cavalcanti, amigo e vice-presidente da Nelson Wilians Advogados – empresa de Nelson -, organizou uma festa com show de Wesley Safadão, Virley e Loubet. O evento aconteceu em Brasília e reuniu advogados, políticos e empresários de destaque da capital federal.

Reconhecimento pelo trabalho

Willians também ficou conhecido por defender a mãe dos três filhos de Gugu, Rose Miriam e as gêmeas Sofia e Marina Liberato na disputa judicial pela herança bilionária do apresentador falecido em 2019.

O advogado tentou trabalhar para Gusttavo Lima em 2024, quando o cantor se defendia numa investigação sobre jogos de azar. Wilians apresentou um pedido ao Tribunal de Justiça de Pernambuco para que o habeas corpus que soltou os demais investigados fosse estendido ao artista, mas foi desautorizado. Os advogados do sertanejo fizeram um requerimento à juíza para que a demanda fosse desconsiderada.

Alvo da operação

A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira (12) mandados de busca e apreensão contra o advogado Nelson Wilians. Os motivos teriam sido a realização de transações financeiras consideradas suspeitas pelo Coaf e encaminhadas à PF, que apontam movimentações do seu escritório na ordem de R$ 4,3 bilhões entre 2019 e 2023, além de sua relação com o empresário Maurício Camisotti, que foi preso na operação desta manhã.

Defesa de Nelso Wilians 

“Em relação ao mandado de busca e apreensão cumprido nesta data, Nelson Wilians esclarece que tem colaborado integralmente com as autoridades e confia que a apuração demonstrará sua total inocência.

Nelson Wilians já afirmou, anteriormente, que sua relação com um dos investigados — seu cliente na área jurídica é estritamente profissional e legal, o que será comprovado de forma cabal. Os valores por ele transferidos referem-se à aquisição de um terreno vizinho à sua residência, transação lícita e de fácil comprovação.

Ressaltamos que a medida cumprida é de natureza exclusivamente investigativa, não implicando qualquer juízo de culpa ou responsabilidade. O advogado permanece à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários e reafirma seu compromisso com a legalidade e a transparência.”