BAHIA


Quinze são presos em ação contra grupo investigado por tráfico e homicídios; vereadores estão entre os alvos

Segundo as investigações, organização criminosa com atuação no sul baiano e em Sergipe movimentou mais de R$ 20 milhões

Imagem: Reprodução/Google Maps

 

Quinze pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (30) em cidades do sul da Bahia e no estado de Sergipe sob suspeita de integrar uma organização criminosa investigada por tráfico de drogas, tráfico de armas, homicídio e lavagem de dinheiro. Dois vereadores e um assessor parlamentar de Ubaitaba estão entre os presos. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.

Batizada de Frater Dominus, a operação também ocorre em Salvador, Maraú, Itacaré, Itapetinga, Itabuna e no município sergipano de Santa Luzia do Itanhy.

Mais cedo, a Polícia Federal havia divulgado um número total de 20 presos. A informação, contudo, foi retificada pela Polícia Civil.

Segundo as investigações, a organização criminosa movimentou mais de R$ 20 milhões por meio de transações financeiras incompatíveis com as rendas declaradas dos envolvidos.

Entre os alvos prioritários da ação estão funcionários públicos, políticos e lideranças criminosas apontadas como mandantes dos crimes investigados.

A Justiça determinou o sequestro de bens oriundos da atividade criminosa, com o objetivo de descapitalizar o grupo e garantir a efetividade da persecução penal.

As diligências são realizadas pela Ficco (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado) da Bahia, que tem participação de 150 policiais, entre agentes federais e estaduais.