BAHIA


Vendas de veículos elétricos e híbridos crescem 90% na Bahia no primeiro semestre

Foram mais de 4 mil unidades emplacadas entre janeiro e junho deste ano, segundo ABVE

Foto: Divulgação/Assessoria

 

As vendas de veículos elétricos e híbridos dispararam 90%na Bahia no primeiro semestre de 2025, de acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Entre janeiro e junho deste ano, foram comercializadas 4.356 unidades no estado, em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram vendidas 2.292 unidades.

O avanço coloca os eletrificados como uma fatia importante do mercado automotivo baiano: já representam 14,4% de todos os carros vendidos no estado. Em Salvador, a participação é ainda maior, chegando a 16,6%, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Outro dado que chama atenção é o crescimento das vendas no interior do estado, que já responde por 48% dos emplacamentos de elétricos e híbridos na Bahia, foram 2.094 veículos vendidos fora da capital, contra 2.262 em Salvador. No mesmo período de 2024, essa participação era de 37%.

“Os eletrificados caíram no gosto dos consumidores, pela alta tecnologia e redução de custos. Isso deve atrair novos investimentos, ampliar as revendas e gerar empregos”, afirma Mário Sérgio Callegaro, diretor da GWM Morena, que atua em Salvador e Feira de Santana. A marca se prepara para inaugurar novas concessionárias na Bahia e, nas próximas semanas, abrirá sua fábrica em Iracemápolis (SP), onde será produzido o Haval H6, híbrido mais vendido do país.

Para Edson Figueiredo, diretor comercial da Brune Veículos, concessionária da Renault em Salvador, a tecnologia embarcada e o custo-benefício dos eletrificados também são atrativos. Ele lembra que, na Bahia, veículos 100% elétricos de até R$ 300 mil contam com isenção total do IPVA. Entre os modelos mais procurados da marca estão o Megane E-Tech e o Kwid E-Tech.