Unigel aprova acordo com Petrobras e vai reabrir fábrica de fertilizantes em Camaçari
Retomada das operações deve acontecer em outubro deste ano

Foto: Alberto Coutinho | GOVBA
A petroquímica Unigel anunciou que irá reabrir as fábricas de fertilizantes localizadas em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A retomada das operações deve acontecer em outubro, segundo a decisão divulgada em nota nesta sexta-feira (9).
A reabertura foi autorizada pelo conselho de administração da Unigel, que firmou acordo com a Petrobras para viabilizar o retorno. O prazo para assinatura é até o dia 31 de maio.
A reativação também inclui a planta de Laranjeiras, em Sergipe. Juntas, as duas fábricas devem gerar cerca de 2,4 mil empregos diretos e indiretos.
As unidades voltarão a operar por meio do modelo de prestação de serviço, na modalidade de Operação e Manutenção (O\&M), segundo nota divulgada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP).
Mais cedo, a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, revelou que a proposta inicial previa que a Petrobras renunciasse a uma cobrança judicial de R$ 1,4 bilhão contra a Unigel, além de um pagamento adicional de R\$ 200 milhões à empresa baiana. A FUP, no entanto, não mencionou esses valores em seu comunicado à imprensa.
Em março de 2024, a Unigel havia anunciado a paralisação temporária das fábricas, alegando dificuldades no setor de fertilizantes e expectativa frustrada em relação à abertura do mercado livre de gás natural no Brasil. A companhia investiu cerca de R$ 600 milhões nas unidades arrendadas da Petrobras entre 2020 e 2023.