BAHIA


SSP diz que mortes violentas caíram 42% após operações nos últimos 30 dias

Pasta afirma que ofensiva também resultou no bloqueio de R$ 6 bilhões provenientes de atividades criminosas

Foto ilustrativa/Ascom/Polícia Civil da Bahia

 

Operações deflagradas nos últimos 30 dias contra o crime organizado reduziram em 42% o número de mortes violentas na Bahia, segundo a SSP (Secretaria estadual de Segurança Pública). O dado foi divulgado na manhã desta sexta-feira (14).

Segundo a pasta, a queda foi verificada pela Polícia Civil na primeira semana de novembro. As mortes violentas consideram crimes de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte.

Em outra frente, a SSP diz que o chamado POI (Policiamento Orientado pela Inteligência) culminou no bloqueio de R$ 6 bilhões provenientes dos tráficos de drogas e armas, entre outros crimes.

De acordo com o órgão, os valores foram localizados durante as Operações Primus e Freedom, com cumprimentos de mandados na Bahia, em São Paulo, no Rio de Janeiro e também no estado do Ceará.

No mesmo período, foram apreendidos vinte fuzis, submetralhadoras, espingardas, pistolas, granadas e munições. Os armamentos foram localizados durante ofensivas em Salvador, no Recôncavo baiano e também no extremo sul do estado.

“Não vamos permitir que integrantes de facções tentem subjugar o Estado. Não vamos permitir que grupos criminosos violentem as nossas comunidades. Com o Policiamento Orientado pela Inteligência e sempre com as ações pautadas pela legalidade, seguiremos fechando o cerco contra as facções”, diz Marcelo Werner, secretário da Segurança Pública.