BAHIA


Sesab investiga três novos casos suspeitos de intoxicação por metanol na Bahia

Sete ocorrências já foram confirmadas em Ribeira do Pombal, com uma morte registrada

Foto: UFPR/Divulgação

 

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, no sábado (3), que apura três novos casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado. Até o momento, sete ocorrências foram confirmadas, todas no município de Ribeira do Pombal, no nordeste baiano, incluindo um óbito.

De acordo com a Sesab, foi estabelecida uma parceria com o Ministério da Saúde e com secretarias municipais para reforçar as ações de vigilância sanitária e ampliar a conscientização da população sobre os riscos associados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.

Os primeiros casos foram registrados em 31 de dezembro de 2025, após laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) confirmar a presença de metanol em bebidas alcoólicas apreendidas no município e também em amostras de sangue de sete pacientes internados com suspeita de intoxicação.

O estabelecimento onde as bebidas teriam sido adquiridas foi lacrado, e outros dois depósitos passaram por apreensão de produtos durante a operação das autoridades.

Entre os sete intoxicados, seis relataram ter consumido um drink à base de vodca durante uma festa de noivado. Quatro pacientes que estavam internadas no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, receberam alta após evolução clínica favorável.

Outras duas vítimas foram transferidas para Salvador e permanecem internadas no Hospital Couto Maia, com quadro de saúde considerado mais grave.

A única morte confirmada foi a de Vinícius Oliveira Vieira, de 31 anos, apontado como o primeiro a apresentar sintomas graves após o consumo da bebida contaminada. Ele chegou a ser internado em unidade de terapia intensiva em Ribeira do Pombal e posteriormente transferido para a capital baiana, mas não resistiu.