BAHIA


Senado aprova projeto que institui o Dia Nacional da Axé Music

Texto agora segue para sanção do presidente Lula (PT)

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

 

O Senado Federal aprovou, na quarta-feira (2) o Projeto de Lei 4.187/2024, que cria o Dia Nacional da Axé Music, a ser celebrado anualmente em 17 de fevereiro. A proposta, de autoria da deputada federal Lídice da Mata (PSB‑BA), segue agora para sanção presidencial.

A escolha da data faz referência ao ano de 1985, quando o gênero musical se popularizou com o lançamento de *Fricote*, de Luiz Caldas — canção considerada um marco fundador do movimento que viria a se tornar um dos maiores símbolos da cultura baiana.

Na Câmara dos Deputados, o projeto foi relatado pelo deputado Daniel Almeida (PCdoB‑BA). “Ao longo desses 40 anos, o Axé Music se consolidou como um símbolo de resistência e afirmação da cultura baiana, refletindo a força e a diversidade do povo nordestino”, destacou o parlamentar.

Para Lídice, a aprovação representa mais do que o reconhecimento de um gênero musical: “É um passo importante para valorizar uma manifestação cultural que saiu da Bahia para encantar o mundo. Ao instituir essa data, o Brasil investe em sua economia criativa e fortalece a autoestima cultural do seu povo”.