São João movimenta R$ 2 bilhões e tem 1,7 milhão de visitantes
Cidades baianas têm apostado em festividades cada vez mais longas

Foto: Rosilda Cruz/ Bahiatursa
Com shows, quadrilhas e comidas típicas, o São João acontece em praticamente todos os 417 municípios da Bahia e, só em 2024, movimentou uma receita histórica de R$ 2 bilhões, de acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur). A informação é do portal g1 Bahia
A festa é oficialmente celebrada em 24 de junho, dia de São João. Apesar disso, as cidades baianas têm apostado em festividades cada vez mais longas, que podem ultrapassar uma semana. Um exemplo é Irecê, um dos municípios mais procurados na época, em que neste ano os shows começam no dia 18 e vão até 28 de junho, por exemplo.
Com opções de shows gratuitos de grandes nomes do forró, sertanejo e piseiro, muitos moradores de Salvador costumam viajar para cidades do interior, onde ocorrem os festejos mais tradicionais. No ano passado, a expectativa era que 370 mil veículos passassem pela BR-324. Na rodoviária de Salvador, 400 horários extras foram abertos para atender as 300 mil pessoas.
De acordo com a Setur, foram 1,7 milhão de visitantes nos festejos do ano passado, em toda a Bahia. O número indica um crescimento no setor, já que em 2023 o número foi de 1,5 milhão de turistas.
Além da manutenção da tradição, o São João movimenta o setor hoteleiro. Em 2024, as cidades de Cruz das Almas, Amargosa, Lençóis, Senhor do Bonfim e Ibicuí, registraram ocupação hoteleira máxima, com destaque também para o crescimento na procura por aluguel de casas por temporada.