BAHIA


Quase 50 toneladas de cabos irregulares foram removidos pela Coelba nos primeiros 20 dias de janeiro

Ação faz parte da Operação Gatonet, lançada para reduzir o emaranhado de fios que polui visualmente as cidades

Foto: Divulgação/Coelba

 

Cerca de 50 toneladas de cabos irregulares de telefonia e internet já foram removidas pela Neoenergia Coelba em Salvador e em outros municípios da Bahia apenas nos primeiros 20 dias do ano. A iniciativa integra a Operação Gatonet, lançada em 2025 com o objetivo de reduzir o excesso de fios nos postes, que além de poluir visualmente a cidade, aumenta o risco de acidentes. Em 2024, mais de 1 milhão de quilos de cabos foram retirados durante as ações.

Conhecidos como Gatonet, esses cabos instalados de forma irregular causam transtornos à população e representam risco de incêndios. Muitos dos fios não são apropriados para uso externo, pois não suportam chuva nem sobrecarga. Embora a responsabilidade pela manutenção seja das operadoras de telecomunicações, a Neoenergia Coelba atua de forma preventiva para aumentar a segurança e minimizar acidentes.

Em outubro do ano passado, aproximadamente 500 quilos de cabos foram retirados da Avenida Sete de Setembro, em Salvador. A operação ocorreu após a inspeção de 90 postes e resultou na remoção de 67 caixas clandestinas. Esses equipamentos irregulares não seguem normas técnicas e acumulam riscos, podendo provocar incêndios na rede elétrica.

Orientação à população

A distribuidora orienta que os clientes contratem apenas empresas autorizadas a compartilhar os postes, assegurando que a instalação passe por análise técnica adequada. A Operação Gatonet continua em andamento, com o apoio da Prefeitura e das operadoras, com foco na segurança da população e na redução do excesso de cabos irregulares na cidade.