BAHIA


Programa de controle populacional de cães contemplará 36 municípios do semiárido

Iniciativa contará com dois castramóveis que atuarão por meio de mutirões itinerantes

Foto: GOVBA

 

O governo da Bahia lançou um programa de controle populacional de cães voltado para 36 municípios na região do semiárido. A iniciativa tem como objetivo promover o bem-estar animal, proteger os rebanhos de caprinos e ovinos e melhorar a convivência entre comunidades rurais e os animais.

O lançamento aconteceu na sexta (5), no município de Gavião (a 245 quilômetros de Salvador), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT)

Com execução prevista entre outubro de 2025 e março de 2026, a inciativa será implementada nos territórios da Bacia do Jacuípe e do Sisal e terá investimento de R$ 5 milhões. Entre as ações previstas estão esterilização cirúrgica (castração), vacinação preventiva, identificação por microchip e campanhas educativas sobre guarda responsável.

Para viabilizar as atividades, o programa contará com dois castramóveis que percorrerão os municípios atendidos, por meio de mutirões de atendimento veterinário.

“Esse projeto é uma resposta a um problema que interfere diretamente na vida dos agricultores e na economia local. Estamos garantindo cuidado com os rebanhos, saúde para as pessoas e respeito aos animais”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

O secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Pablo Barrozo, disse que a iniciativa tem caráter colaborativo. “Este plano foi construído a várias mãos, ouvindo especialistas, veterinários e produtores. Nossa meta é realizar 10 mil castrações durante seis meses, com responsabilidade e seguindo todos os protocolos sanitários”, declarou

Além dos atendimentos clínicos, o programa também contará com ações de conscientização sobre a guarda responsável de animais, realizadas em escolas, rádios comunitárias e redes sociais. A execução será articulada por meio de parcerias com clínicas veterinárias, secretarias municipais, consórcios públicos e lideranças locais.

A ação contempla as seguintes cidades: Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano, Valente, Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Gavião, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São José do Jacuípe, Serra Preta, Serrolândia, Várzea da Roça e Várzea do Poço.

Programa estadual em andamento

O governo estadual também diz trabalhar na criação de um programa estadual de controle populacional de cães e gatos, cujo projeto de lei já tramita na Assembleia Legislativa. A proposta busca garantir a continuidade e sustentabilidade das políticas públicas voltadas ao manejo populacional de animais, alinhando-se a modelos federais já existentes.