BAHIA


Produção industrial cresce 2,1% em junho após queda em maio

Setor foi impulsionado por derivados de petróleo e indústria extrativa, aponta IBGE

Foto: Manu Dias/Gov-BA

 

A produção industrial da Bahia registrou alta de 2,1% em junho de 2025, na comparação com o mês anterior, segundo dados do IBGE analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O resultado representa uma recuperação após o recuo de 3,9% em maio.

Em relação a junho do ano passado, o crescimento foi de 0,8%. Já no acumulado de janeiro a junho, a indústria baiana subiu 0,7%. No acumulado dos últimos 12 meses, o avanço foi de 2%.

Entre os destaques positivos no mês, o segmento de derivados de petróleo liderou com alta de 7,2%, puxado pela maior fabricação de gasolina, óleo lubrificante e querosene de aviação. Também apresentaram crescimento as indústrias extrativa (3,9%), de produtos de borracha e plástico (1,9%) e de metalurgia (1,6%).

Por outro lado, a principal queda foi registrada no setor de produtos químicos, com retração de 8,5%. Outros segmentos que influenciaram negativamente foram celulose e papel (-5,0%), alimentos (-1,2%) e calçados (-10,5%), entre outros.