BAHIA


Prefeitura de Madre de Deus se diz disposta a colaborar com MP após operação que tem servidores como alvo

Investigações apontam fraudes que movimentaram mais de R$ 4,5 milhões

Foto: Reprodução/Redes sociais

 

Em nota, a Prefeitura de Madre de Deus disse estar à disposição dos órgãos de controle para colaborar com investigações que apontam fraudes cometidas por servidores municipais, que podem ter movimentado mais de R$ 4,5 milhões.

“O prefeito destaca que acompanha com responsabilidade o andamento das investigações e reforça que qualquer prática que contrarie os princípios da administração pública deve ser apurada com rigor, garantindo sempre o devido processo legal. A Prefeitura não compactua com irregularidades e adota continuamente medidas de controle interno para assegurar a lisura dos processos administrativos e licitatórios”, disse a Prefeitura de Madre de Deus em nota.

A Operação “Xeque-Mate” apontou fraudes em licitações, lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos e corrupção, e foi deflagrada nesta sexta-feira (12) pelo Ministério Público da Bahia, por meio da Unidade de Assessoramento e Investigação da Procuradoria-Geral de Justiça Adjunta para Assuntos Jurídicos (Unai) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).

Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em endereços localizados nos municípios de Madre de Deus, São Francisco do Conde, Senhor do Bonfim, Salvador e Lauro de Freitas. Entre os alvos, estão agentes públicos municipais e empresas do ramo de eventos e locações, utilizadas para dar aparência de legalidade às contratações.

As investigações, conduzidas pelo Ministério Público da Bahia, revelaram um sofisticado esquema que simulava competitividade em credenciamentos e pregões eletrônicos, beneficiando empresas vinculadas a agentes políticos e seus familiares, incluindo a tentativa de dissimular a condução da movimentação logística e financeira do esquema.