BAHIA


Ponte sobre o Rio Jequitinhonha volta a ser interditada para veículos pesados em Itapebi

Dnit detectou risco estrutural durante monitoramento; nova ponte será construída ao lado da atual

Foto: Reprodução/TV Bahia

A ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101 — trecho de Itapebi (sul da Bahia) —, voltou a ser interditada para veículos pesados. A medida foi adotada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no último sábado (2), e ocorreu após nova avaliação estrutural indicar riscos durante a passagem de cargas mais pesadas.

Segundo informou o órgão federal à Prefeitura do município, o fechamento parcial da travessia ocorreu após o monitoramento de carga apontar uma variação nos limites estruturais suportados pela ponte de 186 metros de comprimento. Com isso, voltaram a ser proibidos os trânsitos de ônibus, caminhões, carretas, caçambas e reboques.

A restrição tem caráter preventivo e visa garantir a segurança dos motoristas e pedestres que utilizam a ponte. De acordo com o Dnit, o tráfego de veículos pesados só será retomado após parecer técnico definitivo que ateste a estabilidade da estrutura. A ponte esteve totalmente interditada entre o início de maio e 6 de junho, quando todos os tipos de veículos ficaram impedidos de trafegar. A nova restrição, válida desde sábado, é uma reavaliação técnica das condições estruturais.

No dia 24 de julho, o Governo Federal autorizou obras emergenciais de reforço da ponte e também a elaboração dos projetos para a construção de uma nova travessia ao lado da atual. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 104,7 milhões. A nova ponte terá cerca de 510 metros de extensão e faixas duplicadas. O prazo contratual de execução das obras é de um ano a partir da decretação da emergência.

Quais veículos continuam autorizados a circular sobre a ponte:

  • Carros de passeio
  • Vans de passageiros
  • Ambulâncias
  • Viaturas policiais