Petrobras retoma perfuração de poços na Bahia após seis anos
Petroleira tem previsão de 100 novas unidades até 2030

Foto: Divulgação/Petrobras
A Petrobras retomou, nesta semana, a perfuração de poços de petróleo em território baiano após seis anos. A primeira operação foi iniciada no campo de Taquipe, localizado no município de São Sebastião do Passé, a cerca de 80 km de Salvador.
A retomada faz parte do novo planejamento estratégico da petroleira, que prevê a perfuração de aproximadamente 100 poços terrestres no estado nos próximos cinco anos. As ações se concentrarão em municípios do Recôncavo e do Litoral Norte, como Alagoinhas, Entre Rios, Esplanada, Cardeal da Silva, Araçás, Catu, Candeias e São Sebastião do Passé.
Para viabilizar as novas etapas de produção onshore, três sondas de perfuração já foram contratadas, incluindo o equipamento atualmente em operação em Taquipe. A companhia também firmou contratos para mais dez unidades de produção terrestre, o que fará com que o número de sondas ativas na Bahia passe de 13 para 23.
A unidade da Petrobras no estado emprega atualmente cerca de 4,3 mil trabalhadores e é responsável por uma produção média de 17 mil barris de óleo equivalente por dia. Além dos cerca de 2 mil poços terrestres, a estatal opera a plataforma de gás natural de Manati, na Bacia de Camamu, no município de Valença.
Em 2024, a produção de petróleo e gás da Petrobras na Bahia gerou R\$ 257 milhões em tributos e participações governamentais, reforçando a relevância econômica da atividade para o estado.