BAHIA


Operações resgatam 277 aves silvestres em Santo Estêvão e Feira de Santana

Ação resultou na prisão de nove pessoas e na apreensão dos animais, que eram comercializados ilegalmente em feiras dos dois municípios

Foto: Divulgação

A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coopa) Pituaçu apreendeu 277 aves silvestres neste fim de semana, nos munícipios de Feira de Santana e Santo Estêvão, durante operações de combate ao comércio ilegal desses animais.

No sábado (20), a ação se concentrou na feira de animais da Praça Lineu Cerqueira da Silva, em Santo Estêvão, onde 61 aves que estavam sendo comercializadas de forma irregular foram apreendidas. Cinco pessoas foram conduzidas à Central de Flagrantes de Feira de Santana para adoção das medidas legais cabíveis.

Já no domingo (21), a operação foi realizada na feira livre da Estação Nova, em Feira de Santana, onde os policiais resgataram 216 aves silvestres e conduziram quatro homens por prática de crime ambiental.

Segundo a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98, Art. 29, § 1º, inciso III), é considerado crime matar, perseguir, caçar, capturar ou manter em cativeiro animais da fauna silvestre sem autorização, com previsão de pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa.

Os animais resgatados foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Pituaçu), onde receberão os cuidados necessários para posterior reinserção ao habitat natural.