BAHIA


Operação na Bahia mira recuperação de veículos roubados e clonados

Ação utiliza tecnologia de scanner para identificar adulterações e devolver automóveis aos proprietários

Foto: Rafael Rodrigues/Ascom SSP

A Secretária de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) deu início nesta terça-feira (28) uma operação para recuperar veículos furtados, roubados e adulterados, utilizados por organizações criminosas para práticas de crimes. A ação conta com a participação das Polícias Civil, Militar e Técnica, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Para esta operação, as equipes utilizam um ‘scanner de diagnóstico’, tecnologia que faz um cruzamento com informações de sistemas eletrônicos, por meio de bases de dados de inteligência da SSP e da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), resultando no diagnóstico de possíveis adulterações ou clonagem nos veículos.

A deflagração da ação entre as Forças da Segurança e o Detran tem como principal objetivo identificar e recuperar veículos frutos de crimes e devolvê-los aos proprietários.

Balanço do primeiro dia

Até o momento, doze veículos adulterados e com restrição de furto e roubo foram aprendidos por equipes das Forças de Segurança na manhã desta terça. O primeiro dia de ação mirou veículos apreendidos no pátio do Detran, localizado na Avenida Orlando Gomes, no bairro de Piatã, em Salvador.

Ao todo, oito motocicletas e quatro carros foram encontrados com adulterações de sinal no motor, chassi, placas trocadas e clonadas, durante a vistoria dos policiais.