BAHIA


Operação Martelo prende 14 investigados e bloqueia R$ 270 milhões ligados a grupo criminoso

Ação da Polícia Civil cumpriu mandados na Bahia, em outros três estados e no sistema prisional

Foto: Marcela Correia/ Ascom PCBA

 

A Polícia Civil da Bahia prendeu 14 pessoas investigadas por envolvimento com uma organização criminosa de atuação interestadual durante a Operação Martelo. A ação faz parte de uma investigação em curso voltada ao enfrentamento do crime organizado.

Ao todo, foram cumpridas 28 ordens judiciais nesta terça-feira (10), sendo 14 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão. As diligências ocorreram de forma simultânea nos municípios de Santo Antônio de Jesus, Laje, São Miguel das Matas, Morro de São Paulo e Feira de Santana, além de ações nos estados de Alagoas, Paraná e Sergipe, e no sistema prisional.

Entre os presos, quatro foram capturados em Santo Antônio de Jesus, dois em Valença, sendo um casal, dois no estado de Sergipe e um em Alagoas. Também foram cumpridos cinco mandados de prisão contra investigados que já se encontravam custodiados no sistema penitenciário.

Durante a operação, os policiais apreenderam aparelhos celulares, porções de drogas, veículos, documentos, dinheiro em espécie, máquinas de cartões de crédito, notebooks e uma maleta contendo cédulas falsas.

Como parte das medidas judiciais, a Justiça determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 270 milhões em ativos financeiros vinculados aos investigados. A decisão tem como objetivo atingir a estrutura financeira da organização criminosa.

A operação contou com atuação integrada de equipes da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus), da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Leste), do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).

As investigações seguem em andamento, com novos desdobramentos previstos. Todo o material apreendido será submetido a perícia técnica e análises especializadas para aprofundar as apurações e identificar outros possíveis envolvidos.