BAHIA


Operação da Adab apreende cerca 1,5 tonelada de carne clandestina no sul da Bahia

Uma pessoa foi presa durante os trabalhos da agência estadual, na última semana

Foto: Divulgação/Adab

Aproximadamente 1,5 tonelada de carnes e miúdos bovinos provenientes de abate clandestino foram apreendidos em uma operação da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), com o apoio da Polícia Militar. As ações ocorreram ao longo da última semana em pelo menos quatro municípios do estado: Aurelino Leal, Itapitanga, Canavieiras e Una.

Segundo a agência, os trabalhos tiveram início a partir de denúncias anônimas que indicavam a realização de abates irregulares em propriedades não autorizadas. Na oportunidade, os agentes percorreram localidades onde identificaram pontos de abate clandestino e armazenamentos inadequados de produtos de origem animal.

“Os produtos estavam sendo manipulados e armazenados sem qualquer controle sanitário, em ambientes insalubres e sem refrigeração adequada, o que representa grave ameaça à saúde da população”, informou a médica veterinária da Adab, Lorena Silva, que participou da operação.

Além das irregularidades sanitárias, a equipe de fiscalização flagrou o descarte inadequado de resíduos provenientes dos abates às margens de um curso d’água — a prática configura crime ambiental. Uma pessoa, na ocasião, acabou presa.

A carne apreendida foi destruída nas graxarias (empresas que atuam na reciclagem de subprodutos de origem animal) de dois matadouros do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), conforme os protocolos sanitários.