BAHIA


Operação que mira membros do CV na Bahia termina com um morto e 37 presos

Ofensiva da Polícia Civil visa desarticular núcleos armado e financeiro da facção criminosa oriunda do RJ

Foto: Polícia Civil da Bahia

 

Um homem foi morto em Salvador e outras 37 pessoas foram presas em um uma ofensiva deflagrada nesta terça-feira (4) pela Polícia Civil da Bahia para desarticular os núcleos armado e financeiro do Comando Vermelho na Bahia. Batizada de Freedom, a operação também ocorreu no Ceará.

Na capital baiana, 33 suspeitos foram presos nos bairros da Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca. O homem que acabou morto ainda não foi identificado e teria reagido à abordagem policial no Uruguai, segundo versão oficial.

Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital Geral Ernesto Simões Filho, no Pau Miúdo, mas não resistiu aos ferimentos, de acordo com a polícia.

Entre os presos estão Luís Lázaro Santana Alves, apontado como líder do tráfico na Liberdade, e a esposa, Marielle Silva Santos, suspeita de comandar o esquema de lavagem de dinheiro do grupo.

Ao todo, foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão. A Justiça também determinou o bloqueio de 51 contas bancárias vinculadas ao grupo investigado.

Durante as diligências, foram apreendidos armas, porções de maconha, crack e cocaína.

Os alvos são suspeitos de envolvimento em homicídios e na expansão do tráfico de drogas em Salvador e em outras cidades da Bahia.

Os resultados da operação devem contribuir para a elucidação de cerca de 30 assassinatos ocorridos na capital baiana.

Há uma semana, uma megaoperação contra o CV nos complexos do Alemão e da Penha deixou mais de 121 mortos, dentre eles quatro policiais. A ação é considerada a mais letal da história do país.