BAHIA


Neoenergia Coelba inicia remoção de cabos irregulares em 19 municípios baianos

Operação Gatonet busca reduzir riscos à população e organizar fiação em áreas com alto índice de provedores clandestinos

Foto: Neoenergia Coelba

 

A Neoenergia Coelba dará início, na próxima semana, à Operação Gatonet em 19 municípios da Bahia. A ação, que ocorrerá entre segunda (8) e sexta-feira (12), tem como foco retirar cabos de telefonia e internet instalados irregularmente nos postes da distribuidora. O objetivo é diminuir o emaranhado de fios, reduzir riscos de acidentes e melhorar a organização visual das vias públicas.

As cidades incluídas na operação são: Angical, Casa Nova, Central, Conceição do Coité, Coronel João Sá, Ilhéus, Itaberaba, Jequié, Lauro de Freitas, Camaçari, Mata de São João, Livramento de Nossa Senhora, Nova Soure, Paratinga, Salvador, Senhor do Bonfim, Tanque Novo, Várzea do Poço e Vitória da Conquista. Segundo a Coelba, esses locais registram grande volume de provedores irregulares.

O gatonet é apontado como a principal causa da desorganização da fiação e pode provocar acidentes. Embora a manutenção seja responsabilidade das operadoras, a distribuidora tem atuado de forma preventiva diante dos riscos. Somente em 2025, mais de 1 milhão de quilos de cabos irregulares foram removidos.

A empresa também lançou um portal para que consumidores verifiquem se a operadora contratada é regular e atende às normas de segurança. Já os provedores irregulares contam com um canal exclusivo para buscar regularização e evitar a retirada dos cabos: https://www.neoenergia.com/web/bahia/provedores.