BAHIA


MP-BA ajuíza ação contra PicPay e Banco Original por práticas abusivas

Segundo o órgão, foram identificadas cobranças indevidas, falhas no atendimento e falta de informações claras sobre serviços e contratos

Foto: MP-BA/Divulgação

 

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) entrou com uma ação civil pública contra o PicPay e o Banco Original S/A por supostas práticas abusivas contra clientes. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (12) e movida pela promotora de Justiça Joseane Suzart no último dia 4.

De acordo com o MP, foram identificadas cobranças indevidas, falhas no atendimento e falta de informações claras sobre serviços e contratos. Entre as irregularidades apontadas estão a inclusão de consumidores em cadastros de inadimplência sem comprovação da dívida, dificuldade para cancelar contas, débitos não autorizados e redução injustificada do valor de crédito disponibilizado.

Os consumidores também relataram tarifas excessivas, dívidas desproporcionais, falta de suporte efetivo e problemas recorrentes para cancelar cartões de crédito. O órgão ainda verificou que contas de pessoa física do Banco Original foram migradas para o PicPay sem o consentimento dos clientes.

O MP informou que chegou a propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) às empresas, mas como não houve acordo, a ação foi judicializada.

Na ação, o Ministério Público solicita que a Justiça obrigue as empresas a dar mais transparência sobre a concessão de crédito, informar os preços reais de produtos e serviços, alertar sobre o tipo de empréstimo e potenciais riscos, não reduzir arbitrariamente o valor do crédito concedido, comunicar claramente os motivos e benefícios da migração de contas e melhorar os serviços de atendimento (SAC), garantindo acesso facilitado aos contratos.