BAHIA


Ministro Renan Filho assina ainda neste mês ordem de serviço da nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha, diz Jerônimo

Previsão é que a obra seja concluída no prazo de um ano, conforme prazo já anunciado pelo Dnit

Foto: Reprodução/Instagram/Deputado Cláudio Cajado/@deputadocajado

O ministro dos Transportes, Renan Filho (Transportes), deve assinar ainda neste mês a ordem de serviço para a construção da nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, na altura do município de Itapebi, extremo sul da Bahia. A informação foi dada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante um evento para entrega de viaturas à Polícia Militar, na quinta-feira (10), um dia após se reunir com Renan Filho, em Brasília.

Segundo o governador, a previsão é que a obra seja concluída em um ano, conforme prazo já anunciado anteriormente pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

“Ele [Renan Filho] garantiu que a ordem de serviço da ponte do rio Jequitinhonha ainda sai esse mês, em julho. Então o governo Lula começa a fazer outra ponte. Aquela ponte que está ali não vai ser derrubada. Ela vai continuar sendo usada para carros pequenos por enquanto, para micro-ônibus. Quem sabe, daqui a pouco, já libera para carros maiores. Mas a garantia de que em um ano a ponte nova está de pé”, disse Jerônimo em um evento para entrega de viaturas à Polícia Militar, no bairro do Bonfim, em Salvador.

Com 510 metros de extensão, a nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha será construída ao lado da atual, que foi interditada no dia 5 de maio, após inspeções indicarem a necessidade de avaliação estrutural. A avaliação foi feita por técnicos do Dnit.

Durante alguns dias, o fluxo de veículos foi desviado para outras rotas da região.

Em 18 junho, o tráfego foi parcialmente liberado para motocicletas, carros de passeio, vans e veículos de serviços emergenciais, como ambulâncias e viaturas policiais.

Ônibus, caminhões e carretas continuam proibidos de transitar pela estrutura.