BAHIA


Mais Infância inicia entrega do material didático de 2026 e abre inscrições de creches comunitárias no Bahia Sem Fome

Programa distribuirá 15 mil livros e amplia parceria para fortalecer segurança alimentar na educação infantil

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

 

O Programa Mais Infância, das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), apresentou neste sábado (8) o novo material didático que será utilizado por 120 creches comunitárias em 2026. A entrega foi marcada pelo 6º Encontro de Formação Pedagógica, realizado no teatro da Uneb, onde educadores receberam exemplares e discutiram o planejamento pedagógico do próximo ano. Durante o evento, também foi anunciada uma parceria com o programa Bahia Sem Fome, que passa a integrar ações voltadas ao combate à insegurança alimentar em territórios vulneráveis.

A presidente da VSBA, Tatiana Velloso, destacou que o fortalecimento das creches comunitárias impacta diretamente a segurança alimentar. “A importância das creches comunitárias não está só na garantia do direito das crianças à educação infantil, do acolhimento às famílias, está na estrutura que garante a segurança alimentar e nutricional. Fortalecendo esse papel das creches, a gente enfrenta a fome, que ainda é um grande desafio. Saímos do mapa da fome, mas precisamos avançar, garantindo o direito a uma alimentação saudável”, afirmou.

O coordenador do Mais Infância, Manoel Calazans, explicou que o novo material inclui o diário de bordo para acompanhamento pedagógico, um caderno de planejamento para professores e um livro didático voltado à alfabetização. Serão distribuídos 15 mil livros, fruto de parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e de emendas parlamentares. “As Voluntárias Sociais começam agora a distribuição desse material didático de forma gratuita para todos os estudantes e professores. Esses professores atuam com crianças de zero a cinco anos e esse encontro mensal, que acontece aqui na Uneb, é uma oportunidade de a gente capacitar os professores para um atendimento melhor e mais qualificado para as nossas crianças”, disse.

No encontro, foi lançado ainda o Edital Bahia pela Infância, que permitirá que creches comunitárias se inscrevam para receber kits de Equipamentos para o Combate à Fome, como fogões industriais, freezers, liquidificadores e utensílios de cozinha. O coordenador do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, afirmou que a meta é atender 200 creches em todo o estado. “As creches cumprem um papel importante nas periferias das cidades, então é uma forma do Estado chegar em cada canto dos grandes centros, assegurando direitos e combatendo a fome”, declarou.

As inscrições ficam abertas até 10 de dezembro, no site www.ba.gov.br/bahiasemfome. Após o cadastro, as unidades devem enviar formulário, ofício, proposta e declarações para o e-mail bahia.infancia@casacivil.ba.gov.br.