BAHIA


Mais de 1,1 milhão de famílias na Bahia estão aptas a receber gratuidade na conta de luz

Neoenergia Coelba aponta que consumidores ainda não estão cadastrados na Tarifa Social, que garante até 80 kWh gratuitos por mês

Foto: Divulgação

 

Mais de 1,1 milhão de famílias baianas estão aptas a receber o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, mas ainda não estão inscritas no programa, segundo levantamento da Neoenergia Coelba com base em dados do Ministério da Cidadania e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O desconto concede gratuidade no consumo de até 80 quilowatts-hora (kWh) por mês para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Em Salvador, mais de 200 mil famílias se enquadram no perfil e poderiam ter acesso à fatura zerada.

Atualmente, 1,9 milhão de famílias já estão cadastradas na Tarifa Social na Bahia. Somente em 2024, 477 mil foram incluídas automaticamente pela distribuidora. Ainda assim, a concessionária alerta que muitos consumidores seguem sem o benefício por não terem feito a solicitação.

Em julho deste ano, entraram em vigor novas regras do programa, ampliando a gratuidade. No último mês, mais de 700 mil famílias tiveram a conta zerada por manterem o consumo dentro do limite de 80 kWh/mês. Quem ultrapassa esse valor passa a pagar a tarifa normal apenas sobre o excedente.

A inscrição pode ser feita a qualquer momento pelo WhatsApp da Coelba (71 3370-6350), pelo site www.neoenergia.com/bahia ou presencialmente nas lojas de atendimento. Basta apresentar o Número de Identificação Social (NIS) ou o Número do Benefício (NB).

A concessionária ressalta que o benefício é válido para todos os moradores da residência, mesmo que o titular da conta de energia não seja o inscrito no programa social. Além disso, o cadastro na Tarifa Social não interfere em outros benefícios concedidos pelo governo federal.

Quem já possui o desconto deve manter os dados atualizados no Cadastro Único, o que deve ser feito presencialmente em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).