BAHIA


Mais de 100 cidades baianas seguem sob alerta de perigo por fortes chuvas 

Inmet mantém aviso laranja até a manhã de segunda-feira; rajadas de vento, granizo e riscos de alagamentos estão entre as possíveis ocorrências  

Foto: Reprodução/ INMET

Pelo menos 104 municípios da Bahia permanecem sob alerta laranja para fortes chuvas até as 10h desta segunda-feira (8), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As cidades afetadas estão distribuídas pelas regiões centro-sul, extremo oeste, centro-norte e no Vale São-Franciscano. 

O aviso indica a possibilidade de precipitações entre 30 e 60 mm por hora, ou de 50 a 100 mm ao longo do dia, além de rajadas de vento que podem variar de 60 a 100 km/h. Também há risco de queda de granizo, interrupções no fornecimento de energia, galhos derrubados, alagamentos e descargas elétricas. 

No sábado (6), Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, registrou 19,4 mm de chuva e ocupou o terceiro lugar entre os municípios do Nordeste com maior acumulado no período. Na sequência, apareceram Porto Seguro (16 mm), Barra (11 mm) e Guanambi (10,8 mm), todas cidades da Bahia.