BAHIA


Jerônimo Rodrigues autoriza início das obras de macrodrenagem em Dário Meira

Intervenção de R$ 16,9 milhões faz parte do Novo PAC e deve reduzir enchentes no município

Foto: Matheus Landim/GOVBA

 

O governador Jerônimo Rodrigues autorizou, nesta terça-feira (2), o início das obras de macrodrenagem do canal que leva as águas ao Rio Gongogi, em Dário Meira. A intervenção, integrante do Novo PAC, será realizada pelo Ministério das Cidades (MCID), em parceria com a Sedur e a Conder, e contará com um investimento de cerca de R$ 16,9 milhões. Durante a visita, o município também recebeu uma ambulância entregue pelo Governo do Estado.

Jerônimo ressaltou que a obra é fundamental para a infraestrutura urbana da cidade, que há anos convive com enchentes e alagamentos. O projeto prevê melhorias em todo o percurso do canal de escoamento, ampliando sua capacidade de drenagem até o Rio Gongogi e reduzindo os riscos durante períodos de chuvas intensas. “Nossa prioridade é fazer essa obra de macrodrenagem, para que as pessoas vivam e durmam em paz. Saímos daqui com um conjunto de demandas apresentadas pela prefeita, das quais hoje já autorizei a obra do mercado municipal”, destacou Jerônimo.

Com a assinatura da ordem de serviço, as equipes técnicas da Conder iniciam imediatamente a etapa de mobilização, com previsão de início das frentes de trabalho ainda neste mês. O investimento integra um conjunto de ações do Novo PAC voltadas à urbanização, prevenção de desastres e melhoria da qualidade de vida da população baiana. “Essa obra vai transformar as nossas vidas. Já passamos poucas e boas aqui e tudo será diferente depois que terminarem o trabalho“, ressaltou a moradora Almerinda Silva.

Mais investimentos
A Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), foi autorizada a adotar providências para construção do Novo Mercado Municipal de Dário Meira. Ainda no município, o chefe do Executivo baiano autorizou a Sedur, por meio da Conder, a dar início às obras de construção de 20 Unidades Habitacionais, um Centro Comunitário e de pavimentação das vias de acesso ao município.