Jerônimo promete testes do VLT em 2026 e planeja expansão até Alagoinhas
Governador destaca recursos do PAC e prioriza trecho do Subúrbio em Salvador

Foto: Yuri Abreu/MundoBA
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta sexta-feira (23), que os testes do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no trecho Calçada-Subúrbio, em Salvador, estão com previsão para o final de 2025 ou começo de 2026 ainda aproveitou para informar que planeja expandir o projeto até a cidade de Alagoinhas, a 123 KM de Salvador.
A expansão do VLT até Alagoinhas ainda está em fase de projeto, e utilizará dos recursos garantidos pelo Novo PAC. “O dinheiro ainda não foi sacado para licitar os estudos”, explicou o governador em coletiva de imprensa.
O segundo lote, que vai até Águas Claras, avança em alto ritmo, segundo o governador, que visitou o trajeto. O terceiro lote, envolvendo a Estrada do Derba, exige maior investimento e terá entrega mais gradual e longa.
Jerônimo reforçou que a prioridade é concluir o primeiro trecho, que será o ‘substituto’ do antigo sistema de trens do Subúrbio.
As declarações foram feitas ao lado dos ministros Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, e Rui Costa, da Casa Civil, em evento no Terminal de Cruzeiros, em Salvador, que comunicou R$ 1,5 bilhão em investimentos federais para os portos de Aratu e Ilhéus.