BAHIA


Inscrições para colégios da Polícia Militar na Bahia são abertas para 2026

Processo seletivo oferece 2.845 vagas em 16 unidades do CPM e na creche da PM, com inscrições até sexta-feira e sorteio marcado para 16 de janeiro

Foto: Divulgação/PMBA/Sgt RR/C Barros

 

As inscrições para o processo seletivo nas 16 unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM) e da Creche da PM Nossa Senhora das Graças/CMEI para o ano letivo de 2026 foram abertas nesta segunda-feira (5). De acordo com a PM, os interessados podem se inscrever até sexta-feira (9) através do site da corporação.

O edital foi divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) da última quarta-feira (31). Ao todo, serão sorteadas 2.792 para as 16 unidades do CPM na Bahia (Ensino Médio e Ensino Fundamental) e 53 vagas para a creche na capital (Educação Infantil), totalizando 2.845 vagas.

Segundo a Polícia Militar, o ingresso do aluno é exclusivamente através de sorteio e todas as informações detalhadas podem ser encontradas no edital.

Entre as vagas oferecidas a Salvador, 70% são destinadas para filhos de militares estaduais, funcionários civis efetivos da PM e do Corpo de Bombeiros Militar, professores efetivos da Secretaria Estadual de Educação (SEC) que trabalham nos CPMs, além de demais servidores públicos civis efetivos da PM e da SEC colocados à disposição da unidade de ensino ou creche. Os outros 30% são ofertados para o público externo.

Já no interior da Bahia, 50% das vagas serão destinadas para filhos de militares estaduais, funcionários civis efetivos da PM e do Corpo de Bombeiros Militar, professores efetivos da SEC que trabalham nos CPMs e demais servidores públicos civis efetivos da PM e da SEC colocados à disposição da unidade de ensino, e 50% para o público externo.

De acordo com a corporação, o sorteio eletrônico será realizado em 16 de janeiro às 10h, no Salão Nobre do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), na Avenida Dendezeiros, em Salvador.

O processo será acompanhado por representantes do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa da Bahia, Secretaria de Educação Municipal, Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Estado, Defensoria Pública do Estado da Bahia, Associação Baiana de Imprensa, Ordem dos Advogados da Bahia e associações de classe dos policiais militares e bombeiros militares do Estado da Bahia, além de dois responsáveis por alunos inscritos no processo seletivo.

Colégios Militares

A Bahia conta atualmente com 16 unidades do Colégio Militar, com aproximadamente 16 mil alunos. Além dos cinco colégios na capital (Dendezeiros, Luiz Tarquínio, Ribeira, Lobato e Cajazeiras), os CPMs estão distribuídos nas cidades de Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Candeias, Juazeiro, Jequié, Barreiras e Bom Jesus da Lapa.