BAHIA


Governo lança novos roteiros turísticos e aposta em experiências autênticas

Setur-BA reúne agências de viagens para divulgar novidades e fortalecer o turismo em 13 zonas do estado

Foto: Thuane Maria/Gov-BA

 

A Bahia ampliou sua oferta de roteiros turísticos com o lançamento de novos produtos e experiências em 13 zonas do estado. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Turismo (Setur-BA), foi apresentada nesta quinta-feira (23), em Salvador, durante um evento que reuniu 50 agências de viagens.

Os novos roteiros abrangem segmentos como turismo comunitário, ecológico, gastronômico e religioso, com foco em valorizar vivências autênticas, a cultura local e o contato com a natureza.

Municípios como Maraú, Paulo Afonso, Alagoinhas, Rio de Contas, Boa Nova e Bom Jesus da Lapa passam a integrar a vitrine turística, com novas opções de pacotes e experiências.

O secretário de Turismo, Maurício Bacelar, destacou que o objetivo é diversificar os destinos e fortalecer o setor. “Estamos reunindo os agentes de viagens da Bahia para capacitar e apresentar novos produtos e experiências que ainda não estavam disponíveis nas agências”, afirmou.

Os roteiros foram construídos com base em diagnósticos e escutas com representantes municipais, empresários e comunidades locais, identificando atrativos pouco explorados.

Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens – Bahia (Abav-BA), Rogério Ribeiro, a iniciativa amplia as oportunidades no setor. “A Bahia tem 13 zonas turísticas e mais de 130 municípios que podem ser transformados em produtos e experiências”, disse.

Já o empresário Anderson Gomes, da agência San José Tour, ressaltou o potencial do estado. “A Bahia é um grande país dentro do Brasil. Com união entre governo, empresas e agências, podemos fazer um turismo mais forte”, afirmou.

A Setur-BA também anunciou que promoverá ações promocionais, como viagens de familiarização (“Famtours”) e campanhas de divulgação nacional e internacional, para impulsionar os novos destinos.