BAHIA


Governo do estado inaugura Coletivo Bahia pela Paz na Liberdade

Equipamento integra ações do Novembro Negro e oferece atendimento psicossocial, formação cidadã e programas voltados à juventude negra de 12 a 29 anos

Foto: Joá Souza/GOVBA

O governo do estado entregou na manhã desta quarta-feira (19) o Coletivo Bahia pela Paz, no bairro da Liberdade, em Salvador. O equipamento integra as ações do Novembro Negro e oferece atendimento psicossocial, acompanhamento familiar, formação cidadã, articulação com serviços públicos, além de programas de esporte, cultura, lazer e qualificação profissional.

A entrega do espaço contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que compartilhou o motivo da escolha do bairro como sede do Coletivo.

“A Liberdade é um bairro estratégico, importante, de população negra, marcado pela cultura. E fazer essa entrega na véspera do 20 de novembro é simbólico. Teremos aqui como marca forte do conceito de coletivo, além de polícia e segurança pública, nós estamos falando da nossa responsabilidade com a cultura”, afirmou o governador.

De acordo com o governo, o novo Coletivo tem como objetivo “garantir que a juventude negra, entre 12 e 29 anos, tenha tempo, lugar e ferramentas para construir um futuro digno”.

Coletivo Bahia pela Paz

Segundo a gestão do estado, o Coletivo Bahia pela Paz é uma iniciativa com o objetivo de promover “o enfrentamento da violência e da exclusão juvenil, concentrando-se especialmente em territórios marcados pelo racismo estrutural e pela vulnerabilidade social”.

O programa é regulamentado pela Lei Estadual nº 14.730/2024 e o trabalho é conduzido por uma equipe multidisciplinar, com psicólogo, assistente social e educador, em colaboração com várias secretarias estaduais.

O programa já funciona em 12 municípios da Bahia. Segundo o governo, até o final de 2026, a previsão do programa é alcançar a marca de 24 unidades implantadas. A expectativa é que o reflexo seja sentido especialmente na segurança pública.